Crash Bandicoot é um dos personagens mais queridos dos videogames, tendo sido criado em 1996 pela empresa Naughty Dog para ser o mascote do primeiro console da Sony, o Playstation. Desde então, o personagem se tornou sinônimo de aventura, obstáculos, inimigos e muito mais. Embora tenha começado sua trajetória no Playstation, Crash Bandicoot se destacou como um dos ícones mais importantes da história dos videogames, tendo se expandido para outras plataformas, como os PCs.

Ainda que o game tenha sido criado em 1996, foi só em 1999 que Crash Bandicoot teve sua primeira aparição nos PCs. Na época, a versão para computador chegou com algumas novidades, como gráficos melhorados e novas fases. O título se chamava Crash Bandicoot: Warped e logo conquistou uma legião de fãs.

Desde então, a franquia de Crash Bandicoot se expandiu muito. Com o passar dos anos, vieram novas sequências, reboots e remakes, sempre trazendo novidades para os fãs de todas as idades. No entanto, Crash Bandicoot sempre teve sua essência preservada, mantendo a essência do jogo original e a nostalgia de quem jogou o game na época em que foi lançado.

Com o lançamento em várias plataformas, a franquia ganhou ainda mais visibilidade e atenção do público. Jogadores de todas as idades se apaixonaram por Crash Bandicoot, enxergando nele não apenas um personagem de um game, mas um símbolo de suas infâncias e adolescências.

Atualmente, Crash Bandicoot segue sendo um dos personagens mais icônicos dos videogames, tendo renovado sua popularidade com remakes e novidades. Embora já sejam mais de 20 anos desde seu lançamento original no Playstation, o carisma de Crash Bandicoot só cresceu, sendo uma referência para muitas crianças e jovens dos anos 90.

Agora, com a próxima geração de consoles e PCs cada vez mais próximos, é possível que novas aventuras e desafios aguardem os jogadores de Crash Bandicoot. Independentemente de onde ele vá, o personagem sempre será lembrado como uma das maiores criações dos videogames de todos os tempos.